Mentalidade de Excelência


”eu ofendi a Deus e a humanidade, meu trabalho não tem a qualidade que deveria ter.” – as últimas palavras de Leonardo da Vinci


As pessoas que tem sucesso, muitas tem uma mentalidade de excelência, enquanto o fracasso está acompanhado de pessoas com uma mentalidade de qualquer coisa está bom. Você pode fazer algo de tal maneira, ou de qualquer maneira. Seja um produto, um serviço, uma tarefa.


Quando você tem uma mentalidade de excelência, não importa se você é funcionário ou patrão, livre ou escravo, solto ou preso, ganhando muito ou nada, tudo você busca fazer na medida do possível com excelência, vimos isso em José na bíblia, mesmo escravo ele era excelente, mesmo preso, se destacava, e no final se tornou governador do Egito, uma terra estrangeira, assim como Daniel, que sendo israelense, conta a bíblia que na babilônia uma terra de inimigos, se tornou presidente, abaixo apenas do rei, e ele era escravo, não ganhava nada, mas tinha a mentalidade, o espírito excelente. Quando falamos de espirito, falamos de mentalidade, forma de pensar, e é esse espirito excelente ou mentalidade excelente, que conduz uma pessoa ao sucesso, o oposto disso é uma mentalidade negligente, que faz tudo de qualquer jeito, de forma mediana, é improdutivo, mata hora, só pensa em receber, mas não em dar. 


Geralmente os empresários de sucesso, eram funcionários de sucesso, excelentes, mesmo quando não ganhavam nada, ou eram meros estagiários, auxiliares, já os empresários ou funcionários fracassados, eram medianos e ruins em tudo e em todas responsabilidades, queriam sempre matar serviço, enganar o patrão, e fazer tudo se arrastando, cada um, no longo prazo, colheu os frutos do que plantou, os de mentalidade excelente o sucesso, o de mentalidade medíocre o fracasso, ou na melhor das hipóteses, um resultado mediano.


A verdade é que há muitos medíocres, pois medíocre significa na média, então a maioria das pessoas são medíocres, e não tem nada de errado com isso, desde que sua ambição seja proporcional a sua dedicação. O que não dá é ter essa mentalidade e querer um resultado acima da média, ter sucesso, isso é incoerente, mas vai tentar explicar isso para um medíocre e você se tornará seu inimigo, um chato, um mala, talvez até achem que o seu sucesso é sorte, e que você é responsável pelos fracassos delas, afinal, os medíocres nunca assumem a responsabilidade pelos seus resultados.


Se você não é e quer se tornar uma pessoa com mentalidade excelente, ta aqui uma boa notícia, você pode e não custa nada, quer dizer, o custo é você entregar esses pensamentos e ações, e decidir a partir de hoje ser uma pessoa excelente, em tudo que você faz, seja na vida pessoal, profissional, em tarefas simples ou não, em tudo, você pensar e agir com excelência, melhor feito do que perfeito, mas buscando sempre melhorar, buscando sempre a perfeição, com disciplina e constância, você colherá os frutos dessa nova atitude, afinal o plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória.


Wagner Barroso



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Agradecemos o seu interesse em dar um passo a diante.

Preencha os seus dados para ser direcionado a página de pagamento.