Na vistoria de entrada para a locação é muito importante os testes em tudo o que for possível testar.
A vistoria é uma prova antecipada para fins de conservação e desocupação.
Veja, o que não for possível testar por falta de eletricidade não será testado. Afinal, não tem como não é mesmo? Nesses casos é necessário estipular prazos para contestação do locatário.
Incentive que ele faça testes e confira a vistoria. Assim, ele não poderá reclamar depois.
Outra forma é voltar ao imóvel após a luz estar ligada. Mesmo que o locatário esteja morando lá.
Raramente as imobiliárias fazem assim, geralmente usam a contestação, porém, já vi casos de voltarem ao imóvel para fazer testes.
Em todo caso, teste sempre que puder.
Hidro é uma das coisas que sempre precisa de manutenção. Nao são raros os casos do imóvel ficar fechado muito tempo e quando aluga, não funcionar mais.
O bicho pega quando na vistoria não houve testes, seja porque tinha luz e não testaram ou porque não tinha luz mesmo.
Além dos testes, não esqueça de relatar o estado do item, a hidro do vídeo estava com a água saindo marrom. Provavelmente, porque estava muito tempo sem ser utilizada, mas relatei na vistoria, pois o imóvel estava com várias avarias, não podia correr o risco de supor que era apenas por não estar usando a hidro há algum tempo.
Uma ideia para itens assim que demandam manutenção é entregar sempre com a revisão em dia, assim já estará tudo certinho, funcionando e poderá cobrar da mesma forma na entrega. Recomendo que tenha o comprovante da manutenção, pode ser um recibo descrevendo o serviço e o telefone do prestador. Pode tirar uma foto e anexar a vistoria.
A dica de hoje é : faça testes sempre que possível, quando não der, relate na vistoria a impossibilidade e incentive o locatário a contestar a vistoria.
Acompanhe mais conteúdos por aqui e no nosso canal no Youtube. Te vejo lá.